Adilson Nunes de Oliveira
Adilson Nunes de Oliveira é natural de Dom Pedrito RS , Graduado em Ciências Sociais e Estudos Sociais ( URCAMP/ Bagé ) e Pós - graduado em História ( UFSM , Santa Maria / Livramento RS ). Professor Estadual e Universitário aposentado. Museólogo COREM RS 0046 , Diretor do Museu Paulo Firpo e Coordenador Regional da 6ª RM - SEM /RS Possui a comenda Mérito Museológico , do COFEM . (Conselho Federal de Museologia ). Integra a Academia de Letras dos Municípios do Rio Grando do Sul - cadeira 108. Sócio Correspondente do CIPEL e da Academia de História e Tradições - setor RS . Presidente da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito, Membro do Conselho Municipal de Cultura - Dom Pedrito . É um dos organizadores da Feira do Livro de Dom Pedrito .Tem mais de 200 artigos publicados em jornais de Dom Pedrito, além de obras avulsas e participação em coletâneas. Desde 1982 coleciona obras de escritores pedritenses . Músico amador - piano.
Aécio Beltrão
Amauri Antonio Confortin
É graduado em Ciências Contábeis, com especialização em auditoria e perícia (áreas nas quais atua) e graduando em Escrita Criativa pela PUCRS. É autor da trilogia Pertencimento (O Serelepe e o Paradão, Dois serelepes e um jabuti e Os animais “viram bichos”), destinada às crianças a partir do quarto mês de gestação até os 110 anos. Também é autor do livro infantil O quarto do meu irmão, do livro de contos O soldado João e coautor do romance histórico Lutz – A história da vida de José Antônio Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil. É editor (proprietário da Joanin Editora) e livreiro. Participa de eventos literários (em espaços convencionais e não convencionais) expondo seus livros e aqueles dos quais é editor. Participa com uma banca de livros na Feira Ecológica do Menino Deus, todos os sábados pela manhã. Visita escolas para conversar com crianças e adolescentes sobre ler e escrever. É integrante do programa municipal de incentivo à leitura Adote um Escritor, ocupante da cadeira nº 23 da Abril (Academia Brigadiana de Letras) e associado do Cipel (Círculo de Pesquisas Literárias) e do Partenon Literário.
Amélia Mari Passos
Anderson Romário Pereira Corrêa
Anna Olívia do Nascimento
Arnoldo Doberstein
Bruno José Queiroz Ceretta
Bruno Ceretta, natural de Ijuí, é advogado (doutor em Direito na Universidade de São Paulo, doutor em Direito na Universidade de Roma I "La Sapienza" e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e escritor. Nos âmbitos literário e histórico-cultural, integra o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (como sócio titular), o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (como membro pesquisador) e entidades congêneres de outras regiões do País. É sócio da Società Geografica Italiana. Participa do projeto de pesquisa "Literatura Brasileira de Expressão Alemã", vinculado ao Instituto Martius-Staden e à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem colaborado em obras coletivas sobre temas literários e histórico-culturais em diferentes entidades. Escreve quinzenalmente no Jornal da Manhã, do noroeste do Estado. Participa do Círculo de Pesquisas Literárias desde 2015, sendo seu atual vice-presidente.
Carina Marques Duarte
Carlos Farina
Claudio de Leao Lemieszek
Claudio Moreira Bento
Cleber Pacheco
Crenolbe Mário Bassano Simon
Cristiane Debus Pistoia
Emílio de Souza
Erasmo d’Almeida Magalhães
Fábio Caetano Tovo
Fábio Caetano Tovo é Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Sócio Pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). Membro do Círculo de Pesquisas Literárias do Rio Grande do Sul (Cipel). Tem experiência na área da História, com ênfase em História do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Rio Grande do Sul, Revolução Farroupilha, Propaganda Republicana, relação História/Memória e Arquitetura Neogótica no Rio Grande do Sul.
Fausto José Leitão Domingues
Flavio Luiz Seibt
Francisca Carla Santos Ferrer
Francisco das Neves Alves
Geraldo Farina
Geraldo Rodolfo Hoffmann
Germano Oscar Mohlecke
Guido Muri
Günter Weimer
Harry Rodrigues Bellomo
Hélio Irajá Riciardi dos Santos
Heloísa Assumpção Nascimento
Hilda Agnes Hübner Flores
Hilda Agnes Hübner Flores nasceu em Venâncio Aires, RS, a 16.06.1933. Formação profissional na PUCRS: Serviço Social/1955, Filosofia/1959 e Mestrado em História, 1977. Casada com o historiador Moacyr Flores, pais de Ana, Marcia e Marcos.
Membro da Academia Literária Feminina RS, que presidiu, criando a publicação Presença Literária, edição anual desde 1987; no Círculo de Pesquisas Literárias, RS, tornou anual a publicação da coletânea de artigos e ensaios dos associados; na Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil, AJEB, de 1996 a 2018 organizou a publicação da coletânea Palavras. No Instituto Histórico e Geográfico do Rio /Grande do Sul ocupou cargos na Diretoria; sócia da Academia Rio Grandense de Letras e sócia correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luís Gonzaga, RS.
Ginasiana, recebeu Medalha Rui Barbosa/1950; Prêmio Governo do Estado RS, no concurso nacional de ensaios A Mulher no período Farroupilha, 1985; Medalha Irmão Afonso, PUCRS/1993; Troféu Reconhecimento, da Prefeitura Mun. de Venâncio Aires, RS/1996; Mérito Cultural pelo Dicionário de Mulheres, da UBE/RJ, 1999;
Mérito Cultural pelo Dicionário de Mulheres, da Academia Feminina Mineira de Letras, MG, 1999; Diploma da Academia Literária Feminina RS pelo Dicionário de Mulheres/1999; e 2011, Troféu AJEB por Contribuição Cultural. Porto Alegre, AJEB, 1999; Medalha Hellê Vellozo Fernandes, AJEB, Lisboa, 2023.
Publicou: Tristeza e Padre Reus. Porto Alegre, 1979; Canção dos Imigrantes (dissertação de Mestrado, 1983); Sociedade, preconceitos e conquistas, 1989; O Ramalhete. 1990 (introd. e estudo biobibliográfico da obra de Ana Eurídice de Barandas, 1845); RS: Aspectos da Revolução de 1893, 1993 e 1999 (parceria com Moacyr Flores); Dicionário de Mulheres. 2ª ed. 2011; Alemães na Guerra dos Farrapos, 1995; Picada Café, 1996 (parceria com Moacyr Flores); História da Imigração Alemã no RS, 2004; Mulheres na Guerra do Paraguai. 2010; Mulheres na Guerra dos Farrapos, 2013; Imigrantes Boêmios. 2015. Imigrantes Boêmios – Genealogia Dittrich e Hübner, 2018.
Traduziu do espanhol e do alemão: A participação popular e os princípios de desenvolvimento da comunidade no desenvolvimento econômico e social do Cone Sul, 1966; Memórias de um imigrante boêmio;1981 e 1997, de Josef Umann; O Doutor Maragato, de João Eickhoff. 1994; Santa Clara: o combate federalista, de Teodor Firmbach, 1995; Memórias de Brummer, 1997.
Participou com palestras e conferências em Simpósios e Seminários Nacionais e Internacionais na Argentina, Uruguai, Lisboa e Polônia.
Itálico José Marcon
Ivone Leda T. do Amaral
Jean dos Santos Arcari
João Weber Griebeler
José Augusto Medeiros Pereira
José Eduardo Degrazia
José Eduardo Degrazia nasceu em 1951, é médico oftalmologista (atualmente aposentado) e escritor. Poeta, ficcionista e tradutor, tem cerca de trinta livros publicados entre poesia, contos e minicontos, novelas e infanto-juvenil. Escreve ensaios e crônicas em jornais e revistas. Foi traduzido para o espanhol, o italiano, o francês, o romeno, o húngaro, o estoniano, o japonês e o chinês, o coreano, entre outras. Recebeu prêmios nacionais e internacionais em teatro, poesia, conto e tradução.
José Luiz Silveira
Júlia Silveira Matos
Laura Teresinha da Rocha Saraiva
Lézia Cardoso Figueiredo
Lotário Neuberger
Lotário Neuberger tem formação pela UFRGS em três áreas: Economia, Comunicação Social e Letras. Começou a participar das atividades do Cipel, pesquisando dados de jornais antigos, em 1975. Dois anos depois, em 1977, foi efetivado como sócio, assumindo desde então as atividades de tesoureiro. Ainda foi presidente da entidade, no final do milênio passado, e no início deste; sendo que organizou uma grande quantidade de antologias do Cipel, tendo produzido inclusive diversos artigos. Sob pseudônimo, escreveu quatro livros.
Lúcia Pêgas de Lima
Luiz Ernani Caminha Giorgis
Luiz Henrique Torres
Luiz Osvaldo Leite
Manolo Silveiro Cachafeiro
Licenciado em Estudos Sociais (1987); Licenciado e Bacharel em História (1990/1992). Possui Especialização em Antropologia Social (1998). Pesquisador da História do Brasil, com ênfase para Rio Grande do Sul e Porto Alegre (RS). Possui especial interesse na organização e preservação de acervos e documentação, com diversas publicações na área. Contato: masca16543@gmail.com
Márcio Caye
Márcio Túlio Borges Fortes
Marcos Antônio Witt
Maria Eunice Moreira
Miguel Frederico do Espírito Santo
Milton José Giaconetti
Moacyr Flores
Moacyr Flores, natural de Porto Alegre, possui formação acadêmica em Geografia e História, com Pós-graduação na PUCRS - Doutorado em História do Brasil, em 1993. Desempenhou o magistério na PUCRS e na UFRGS. Exerceu a função de Assessor Técnico do Departamento de Assuntos Culturais da SEC e de Coordenador da Comissão de Criação e Implantação do Museu Antropológico do RS. Coordenou o Grupo de Criação e implantação do Museu de Porto Alegre. Aposentado do magistério, participa como sócio das organizações culturais CIPEL (Círculo de Pesquisas Literárias), da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Publicou 25 livros, tendo em destaque a obra História do Rio Grande do Sul, em 10ª edição, Modelo Político dos Farrapos, 5ª edição e Dicionário de História do Brasil, em 4ª edição.
Quando lecionou no Colégio Estadual de S. Borja e depois no Colégio Municipal Emilio Meyer criou e manteve Clube Estudantil de Teatro e Cinema, com filmes em 16 mm e representações teatrais. É autor quatro peças que foram encenadas, sendo que Os Fósseis recebeu o maior número de prêmios do Festival de Teatro Estudantil Pachoal Carlos Magno.
Proferiu palestras em Congressos Nacionais de História e Congressos Internacionais na Argentina, Uruguai, Portugal e Polônia.
Nilza Huyer Ely
Odone Silveira Neves
Odone Silveira Neves é Escritor e Professor aposentado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro das Academias Castro Alves e Rio – Cidade Maravilhosa. Sócio do CIPEL, do Partenon Literário, do Instituto Cultural Português. Sócio correspondente da Academia Internacional de Letras Alpas XXI, de Cruz Alta|RS. Mestrado em Letras, na PUC|RS, concentração em Teoria da Literatura, com a dissertação "A Representação do Escritor, em 'O Resto é Silêncio', de Erico Verissimo". Publicou o livro homônimo. E "Simplesmente Lucélia" e "Outra vez Lucélia". Tem várias participações em coletâneas. Laureado com o Troféu Carlos Drummond de Andrade, Itabira|MG.
Pércio de Moraes Branco
Rafael Bán Jacobsen
Rafael Bán Jacobsen é escritor, músico e físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor de Tempos & Costumes (Prêmio Açorianos de Destaque em Narrativa Longa, 1999), Solenar (Prêmio Açorianos de Literatura 2006), Uma leve simetria (finalista do Prêmio Açorianos 2009 e também do Prêmio Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores, em 2010) e Caligrafia do espanto - e outros contos (publicado com apoio da LIC-RS em 2023). Em 2014, foi um dos organizadores de um guia de leitura Por que ler os contemporâneos? Autores que escrevem o século 21 (finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2015, na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades). Foi contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária em 2009. Presidiu o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e também a Academia Rio-Grandense de Letras, da qual é o mais jovem membro e ocupante da Cadeira 29. É o atual presidente da Sociedade Partenon Literário e do Círculo de Pesquisas Literárias.
Raquel Padilha
Sérgio Roberto Rocha da Silva
Tanira Castro
Teófilo Otoni Vasconcelos Torronteguy
Teresa Christensen
Thiago Nicolau de Araújo
Vera Lúcia Maciel Barroso