Ambrosina Pinto de Moraes Abreu
Passo Fundo, RS, 18 de junho de 1922 — Cruz Alta, RS, 5 de maio de 2010. Foi poetisa. Integrou a Academia de Letras dos Municípios – RS (cadeira n. 54), o Instituto Internacional de Poesia (cadeira n. 5) e a Academia Goianense de Letras (cadeira n. 135). Tem placa com seu poema Tupanciretã, no Município de mesmo nome, na Praça Coronel Lima.
Ângelo Moreira Pires
Canguçu, RS, 10 de outubro de 1913 — Pelotas, RS, 25 de novembro de 2006. Foi militar, historiador e tradicionalista gaúcho. Integrou a Academia Sul Rio Grandense de Letras e a Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Foi cofundador do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e da Academia Canguçuense de História.
Ari Martins
Porto Alegre, RS, 21 de agosto de 1908 — 21 de janeiro de 1971. Foi poeta e teatrólogo. Cursou a Escola Militar. Diplomado em Ciências Físicas e Matemática. Integrou a Sociedade Brasileira de Atores Teatrais, a União Brasileira de Compositores para o Rio Grande do Sul e a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Integrou a Academia Rio-grandense de Letras, da qual foi secretário. Inspetor Geral do Serviço de defesa de autores teatrais.
Arthur Rabuske
Pinheiral, então interior de Santa Cruz do Sul, RS, 28 de novembro de 1924 — São Leopoldo, RS, 20 de março de 2010. Foi sacerdote católico, membro da Companhia de Jesus, e historiador. Doutor Honoris Causa da UNISINOS. Integrou o Instituto Históricos e Geográfico do Rio Grande do Sul, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e o Colégio Brasileiro de Genealogia. Foi pesquisador do Instituto Anchietano de Pesquisas, da UNISINOS.
Astrogildo Fernandes
Porto Alegre, RS, 20 de janeiro de 1918 — 2 de março de 2005. Foi professor de História do Brasil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi colunista do Correio do Povo. Organizava os Encontros de Micro-História, que aconteciam anualmente em Municípios do interior do Estado. Exonerou-se do CIPEL em 1980.
Carlos de Souza Moraes
Montenegro, RS, 1908 — São Leopoldo, RS, 2003. Foi advogado, político e literato. Integrou a Academia Rio-grandense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Foi cofundador do Instituto Histórico de São Leopoldo. Empresta seu nome a comenda e rua no mesmo Município.
Celestino Ruben Neis
Bom Princípio, então interior de São Sebastião do Caí, RS, 2 de fevereiro de 1925 — Porto Alegre, RS, 23 de janeiro de 2003. Foi sacerdote católico, membro do clero diocesano de Porto Alegre. Integrou o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, o Instituto Histórico e Geográfico de São Leopoldo o e o Colégio Brasileiro de Genealogia. Empresta seu nome a uma rua em Porto Alegre.
Décio Andriotti
Elaine Maria Consoli Karam
Elvo Clemente
Morastica, Vicenza, Itália, 1921 — Porto Alegre, RS, 2007. Antonio João Silvestre Mottin pertenceu à Congregação dos Irmãos Maristas, tendo adotado o nome religioso de Elvo Clemente. Foi filósofo e educador. Integrou a Academia Rio-Grandense de Letras, a Academia Sul-Brasileira de Letras, a União Brasileira de Escritores e a Associação Rio-Grandense de Imprensa. Foi presidente do Conselho Estadual de Cultura. Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empresta seu nome a rua em Porto Alegre.
Enedy Rodrigues Till
Uruguaiana, RS, 16 de setembro de 1930 — ?. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi ensaísta e pesquisador. Integrou a Academia RIograndense de Letras e a Academia Uruguaianense de Letras. Foi redator político do jornal Diário de Notícias, de Porto Alegre. Exerceu advocacia na Capital.
Eva Wysk Koch
Foi escritora. Integrou o Instituto Histórico de São Leopoldo (cadeira n. 22).
Francisco Riopardense de Macedo
Porto Alegre, 28 de janeiro de 1921 — Porto Alegre, 29 de dezembro de 2007. Foi arquiteto, engenheiro e historiador. Integrou o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Instituto Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Foi diretor do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.
Fúlvia Maria Luiza Moretto
Foi professora universitária e poetisa. Foi presidente do CIPEL.
Gabriel Pereira Borges Fortes
Foi presidente do CIPEL no biênio de 1971-1973. Empresta seu nome à biblioteca do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires ("museu de Venâncio Aires").
Gilda Lopes Figueiredo do Espírito Santo
Hélio Moro Mariante (Fundador)
Caxias do Sul, RS, 21 de dezembro de 1915 — Porto Alegre, RS, 24 de dezembro de 2005. Oficial da Brigada Militar, reformado no posto de coronel. Foi escritor, folclorista e literato. Integrou a Academia Rio-Grandense de Letras, a Estância da Poesia Crioula e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, tendo sido seu presidente. Recebeu a Ordem de Mérito Militar, da Brigada Militar e do Mérito Santos Dumont, da Aeronáutica.
Jorge Hausen
José Garibaldi Evangelho Simões
Cachoeira do Sul, RS, 7 de março de 1916 — ?. Bacharel em Direito,
nomeado delegado em várias cidades do interior do Estado. Em São Sepé fundou e dirigiu o jornal A Notícia, em 1941, e de 1948 a 1952, o jornal A Palavra. Poeta, usou o pseudônimo de Bidico Turco.
José Vieira Etcheverry
Integrou o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.
Júlio Heinzelmann Petersen (Fundador)
Taquara, 30 de abril de 1918 — 9 de novembro de 2002. Foi futebolista e bibliófilo. O acervo de sua outrora biblioteca particular constitui uma divisão especial na Biblioteca Central Irmão José Otão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Leandro de Silva Telles
Alegrete, RS, 15 de agosto de 1929 — Porto Alegre, 9 de junho de 2017. Formado em Direito, cursou o Instituto Pré-Teológico, no Morro do Espelho, em São Leopoldo. Integrou a Academia Rio-Grandense de Letras. Colaborou na imprensa da Capital e do interior, na defesa
do patrimônio histórico e urbano. Livreiro especializado em edições antigas e de idioma alemão. Foi escritor e pesquisador.
Lio Guerra Bocorny
São Lourenço do Sul, RS — Florianópolis, SC, 27 de junho de 2023. Foi escritor e administrador. Era correspondente da Academia Carazinhense de Letras.
Lothar Francisco Hessel (Fundador)
Estrela, 31 de março de 1915 — Porto Alegre, 24 de agosto de 2007. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Colégio Municipal Emílio Meyer, jornalista, pesquisador e escritor. Integrou a Academia Rio-Grandense de Letras e o Instituto Histórico e
Geográfico do Rio Grande do Sul. Pesquisou e coletou a documentação esparsa de Apolinário Porto Alegre e organizou os dados para a publicação do Populário Rio-Grandense. Pesquisou e publicou a história do Teatro Brasileiro.
Lourival Viana e Silva
Lya Wilhelm
Manoel dos Santos Martins
Maria Eunice Kautzmann
Marília Daros
Nelson Hoffmann
Nicanor Letti
Antônio Prado, RS — ?. Foi médico e escritor.
Osório Santana Figueiredo
Paulo Jaures Pedroso Xavier
São Sepé, RS, 22 de agosto de 1917 — Porto Alegre, RS, 29 de junho de 2007. Médico, historiador e jornalista, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria e da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior. Fez pós-graduação na Escuela Superior de Economia y Administração de Empresas, em Buenos Aires. Manteve coluna no Correio do Povo sobre Economia e Sociologia do Rio Grande do Sul. Recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio, do Governo do Estado.
Pedro Leite Villas-Bôas (Fundador)
Foi escritor, com destacada atuação na redação de bibliografias.
Péricles Azambuja
Walter Koch
Foi escritor. Integrou o Instituto Histórico de São Leopoldo (cadeira n. 20).
Wilson Sander
Zhaide Lupinacci Muzart